SETOR DE BELEZA EXIGE INOVAÇÃO CONSTANTE E GESTÃO

Crise e concorrência acirrada afetam negócios e empresários precisam estar preparados para atrair clientela.

Conhecido por se manter sólido mesmo em momentos de turbulência econômica, o setor de beleza também foi afetado pela crise.

Clientes diminuíram a frequência de visitas e os proprietários dos estabelecimentos precisam inovar para atrair novos frequentadores.

Dados da Nielsen indicam que de janeiro a setembro de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015, foi registrada uma queda de 2,5% em volume de vendas para os produtos de higiene e beleza e 2,9 milhões de lares afirmam ter parado de ir ao salão de beleza durante essa fase de instabilidade.

Um outro agravante do setor é a falta de gestão. Pesquisa do Sebrae-SP mostra que mais da metade (55%) dos entrevistados do setor não se preparou para tocar o negócio.

Apesar de 82% dos profissionais terem formação técnica para o trabalho, apenas 22% utilizam algum sistema para controle financeiro. Ou seja, eles investem em suas habilidades, mas acabam fazendo fluxo de caixa e controle financeiro no “caderninho”.

A analista do Sebrae-SP Geovana Annelli Leonardo afirma que uma das dificuldades do dono do salão é que ele coloca a mão na massa na parte técnica e, muitas vezes, não investe tempo na gestão. “É aí que o Sebrae-SP entra e ajuda o empresário a administrar o negócio”, destaca.

Geovana destaca ainda que existe uma previsão de melhora para 2018 e o empresário precisa se preparar para esse momento. “A barreira de entrada para atuar no segmento é pequena e muitas pessoas que estão desempregadas começam a atuar no setor. Para enfrentar a concorrência que aumenta a cada dia, o profissional da beleza precisa se diferenciar para atrair e conquistar clientes”, diz a analista.

Via:PEGN

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